Os contribuintes já estão se preparando para declarar o Imposto de Renda.
A Receita Federal ainda não divulgou o calendário oficial para a entrega da declaração, mas geralmente acontece entre os meses de março a abril.
A exceção ocorreu em 2020, quando o prazo foi prorrogado para junho devido à pandemia.
Por isso, é importante saber se você precisa declarar o imposto, para isso, basta verificar se você está incluso nas situações que te obrigam à entrega desta declaração para a Receita Federal.
Veja quais são essas situações:
Se após verificar a nossa lista acima, você viu que não precisa fazer a declaração do Imposto de Renda em 2020, está dispensado da entrega.
No entanto, se quiser fazer a sua declaração para informar seus rendimentos e despesas à Receita Federal, pode contar com algumas vantagens.
São elas:
Se você vai apresentar sua declaração, saiba que é necessário reunir suas informações com calma e não deixar para a última hora.
Isso pode te atrapalhar e a declaração possivelmente pode ser enviada com erros.
Então, reúna todas as informações sobre rendimentos obtidos durante 2020, inclusive os isentos e não tributados pelo imposto de renda.
Dentre eles estão o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que no ano passado foi liberado para maior grupo de pessoas devido à pandemia, além de recursos que tenham sido obtidos através de indenizações por acidente de trabalho.
Veja outras informações relevantes:
Então, para preencher sua declaração você irá precisar dos seguintes documentos:
Depois de enviar a declaração pelo programa da Receita Federal em seu computador ou baixar o aplicativo IRPF, dentro do prazo que será definido pela Receita Federal, você pode acompanhar o processamento do documento por meio do portal e-CAC.
Basta procurar pela opção “Meu Imposto de Renda”.
Assim, é possível ter acesso ao status de sua declaração e saber se terá restituição ou deverá emitir as guias para pagar o imposto.
Mas lembre-se: para acessar é preciso ter um certificado digital ou um código de acesso.
Também é necessário informar os números de recibo das suas últimas declarações.
Categoria: CONTABILIDADE, defenda seus direitos, Notícias, Política, Serviços de DP e RH
Tags: como faço para declarar imposto de renda, comprovante de renda, contabil, Contabilidade, contabilista, declaração de imposto de renda, declaraçãodetributos, declarar imposto de renda, imposto de renda, imposto de renda na pandemia, informações da declaração de IR, IR, quem deve declarar imposto de renda, quero declarar imposto de renda, receita federal, rendimentos, rendimentos isentos, rendimentos não tributáveis, rendimentos tributáveis, situação da declaração de IR
Praça da Sé, 158 - Cjs. 601 /603 - Centro
São Paulo - SP - CEP 01001-001
(11) 3081-4376 e 3105-0672 | +351 91101-6989
atendimento@palmiericonsultoria.com.br