O INVENTARIANTE, é definido por ordem natural de sucessão:
DESCENDENTES (cônjuge, filho mais velho) na ausência dos mesmos, vêem os ASCENDENTES: (avós, pais, tios, sobrinhos).
O Inventariante tem a responsabilidade, a incumbência – encargo previsto por Lei – de administrar o espólio – que é uma massa indivisível – zelando pelos bens, conservando o estado e direito (receber locações, alugar) tudo em prol da herança.
Ou os herdeiros podem, também, nomeador um administrador, que igual a qualquer Inventariante, terá que prestar contas.
QUANTO VOU GASTAR PARA FAZER O INVENTÁRIO?
• Custas processuais, eventuais perícias, oficial de justiça, diligências isso, se a parte não gozar do benefício de assistência judicial gratuita que, o advogado cuidadoso, irá solicitar.
• O ITCMD que é de 4% sobre o montemor (patrimônio deixado pelo “de cujus”) e cada herdeiro legatário deverá pagar seu quinhão desses 4%.
• Os honorários do advogado: Pela tabela da OAB – os honorários mínimos a praticar, totalizam 6% sobre os benefícios alcançados pelos herdeiros.
Portanto, em qualquer hipótese : amigável ou judicial – os honorários do seu advogado, pesam bem menos do que valem: O sossego e a tranquilidade dos herdeiros, durante todo o processo.
A garantia de que tudo está sendo feito de forma correta – no tempo certo – sem prejuízo de nenhum legatário, que não houve qualquer engano de cálculos, de avaliações e de que conseguiu o benefício no calculo do imposto a pagar.
Categoria: advogado de familia, defenda seus direitos, DIVISÃO DE BENS, empresas, inventario, MORTE NA FAMÍLIA, Notícias, PARTILHA DE HERANÇA
Tags: 7descendentes, advogado, advogadodefamilia, ascendentes, bens, custasdeinventário, divisãodebens, espólio, herança, herdeiros, honorários, inventariante, Inventário, itcmd, legatário, montemor, mortedeentequerido, mortenafamília, partilhadeherança, quinhão, sucessão
Praça da Sé, 158 - Cjs. 601 /603 - Centro
São Paulo - SP - CEP 01001-001
(11) 3081-4376 e 3105-0672 | +351 91101-6989
atendimento@palmiericonsultoria.com.br