RECUPERAÇÃO DE ICMS É POSSIBILIDADE PARA EMPRESAS SUPERAREM A CRISE

A exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS abre uma grande oportunidade de recuperação de créditos tributários para empresas dos mais variados portes, mas o assunto ainda é pouco conhecido das empresas detentoras desses créditos ou dos profissionais contábeis envolvidos no fechamento das obrigações dessas empresas.

Segundo explica Hans Misfeldt, criador da plataforma Contábil Play e do site Restituição INSS, a possibilidade de recuperação de valores recolhidos nos últimos 5 anos é uma grande oportunidade de reforço no caixa das empresas em tempos de crise. “Essa possibilidade existe e já foi referendada e tem total segurança jurídica, pois além de recuperar dinheiro da empresa, bloqueia a continuidade da cobrança de impostos pelo valor bruto do faturamento, e sim, excluindo o ICMS da base de cálculo”, explica.

Um dos casos mais recentes de vitória foi da Via Varejo, dona das Casas Bahia e Ponto Frio. A empresa anunciou em abril deste ano que irá recuperar em torno de R$ 374 milhões após decisão favorável do Tribunal Regional Federal da 2ª Região em ação pleiteando o reconhecimento dos créditos fiscais decorrentes da exclusão do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) da base de cálculo do PIS e da Cofins.

Fonte: Sitecontabil


Categoria: CONTABILIDADE, empresas, Notícias, Serviços de DP e RH, TRIBUTOS

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

12 de fevereiro de 2021

Sem Comentários


Deixe o seu comentário!

Entre em Contato SERÁ UMA SATISFAÇÃO PODER AJUDAR!

Praça da Sé, 158 - Cjs. 601 /603 - Centro
São Paulo - SP - CEP 01001-001

(11) 3081-4376 e 3105-0672 | +351 91101-6989

atendimento@palmiericonsultoria.com.br

Enviando...